Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marafações de uma Louletana

Um espaço dedicado a Loulé e às suas gentes!

Marafações de uma Louletana

Um espaço dedicado a Loulé e às suas gentes!

O que os algarvios comem - Caracóis à algarvia

01.05.20, Lígia Laginha


O mês que hoje se inicia é, por excelência, tempo de degustar um dos melhores petiscos da nossa gastronomia: caracóis. Vistos por algumas culturas como algo repugnante enquanto alimento, os caracóis são muito apreciados pelo povo português, sobretudo quando acompanhados de uma cervejinha fresca e de pão com manteiga. No Algarve nós confeccionamos-los utilizando casca de laranja e de limão, oregãos ou poejo, entre outros ingredientes mais ou menos secretos. 
Na foto podemos ver também os bicos de piteira secos que nós costumamos utilizar para comer os caracóis, isto é, para retirar os referidos bicharocos da sua "casinha". 

Deixo-vos então uma receita de caracóis à algarvia:

Ingredientes:
Para 6 pessoas

2 kg (litros) de caracóis ;
sal ;
paus de oregãos

Confecção:

Oito dias antes de se cozinharem põem-se os caracóis dentro de um recipiente com furos e tapados com uma rede (ou com uma peneira), para que os caracóis eliminem as toxinas que possam ter e não amarguem. Convêm por um troncos de árvore dentro do recipiente para eles "grudarem" nos mesmos.
Passado o referido tempo lavam-se os caracóis em várias águas com sal, esfregando-os. Os caracóis estão prontos quando na água não houver sinais de visco.
Introduzem-se os caracóis numa panela com água fria abundante e levam-se ao lume, inicialmente fraco e aumentando progressivamente o calor para que os caracóis deitem a cabeça de fora. À água junta-se sal grosso, e quando os caracóis estiverem praticamente cozidos adicionam-se os paus de oregãos. As folhas dos oregãos não devem fazer parte deste tempero porque transmitem aos caracóis um sabor amargo que não é apreciado no Algarve.
Os caracóis cozem durante meia hora ou, no máximo, 40 minutos.
Comem-se bem quentes, tirando-os das conchas com um bico de pita ou um palito.
Há ainda quem junte um pouco de pimenta ou de malagueta.