Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Marafações de uma Louletana

Um espaço dedicado a Loulé e às suas gentes!

Marafações de uma Louletana

Um espaço dedicado a Loulé e às suas gentes!

Ilustres Louletanos - Maria Campina

23.01.24, Lígia Laginha

420455291_875404827929025_1727023850489081220_n.jp

 

Bom dia caros visitantes do "Marafações de uma Louletana".

Se ainda estivesse entre nós, Maria Campina teria celebrado 110 anos no passado dia 18 de janeiro. Revisitemos hoje o percurso de uma das nossas mais célebres personalidades: 

"Maria de Sousa Pereira Campina (Loulé, 18 de janeiro de 1914 - Faro, 27 de fevereiro de 1984) foi uma virtuosa pianista que deixou um legado duradouro no cenário musical português. Desde cedo demonstrou o seu talento e paixão pelo piano, tendo iniciado os seus estudos musicais com o seu pai, o maestro Joaquim Campina.

Aos 14 anos, mudou-se para Lisboa para estudar no Conservatório Nacional, onde se destacou como uma das pianistas mais talentosas e virtuosas da sua geração, concluindo o Curso Superior de Piano, com a classificação de mérito de 20 valores.
 
Ao longo da sua carreira, Maria Campina venceu quatro prestigiados prémios de piano, incluindo o primeiro lugar no Festival de Música de Salzburgo, em 1949, sendo a primeira e única pianista portuguesa a conquistar tal distinção. Actuou em vários países na Europa e África, tanto a solo como em conjuntos de câmara e com orquestras.
 
A pianista foi também uma importante pedagoga, tendo incorporado o corpo fundador da Academia de Música da Madeira, em 1946, e criado o Conservatório Regional do Algarve, em 1962, que mais tarde receberia o seu nome. Dedicou-se à formação de várias gerações de pianistas, colaborando para a evolução da música clássica em Portugal. A sua dedicação à educação e ensino foi reconhecida pelo governo português, que lhe atribuiu o Grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública.
 
Em Loulé, a sua terra natal, realizou inúmeros concertos de solidariedade no Cineteatro Louletano, ajudando o hospital local e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade e da cultural da região.
 
Hoje, 110 anos após o seu nascimento, celebramos não apenas os feitos extraordinários de uma artista notável, mas também a vida de Maria Campina, cujo amor pela música transcendeu fronteiras e inspirou gerações."
 
Notas:
 
1. Texto retirado da página do facebook do Museu Municipal de Loulé;
2. Fotografia pertencente ao espólio da fototeca do Museu Muncipal de Loulé.
 

6 comentários

Comentar post