Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marafações de uma Louletana

Um espaço dedicado a Loulé e às suas gentes!

Marafações de uma Louletana

Um espaço dedicado a Loulé e às suas gentes!

As nossas ruas - A Rua da Barbacã

01.05.20, Lígia Laginha
 
 
Bom dia caros visitantes do “Marafações de uma Louletana”. 

A identidade e a História de uma cidade está directamente relacionada com os seus topónimos. Assim, conhecer a toponímia de um local é também ter acesso à sua cultura, aos acontecimentos e personalidades que se distinguiram nesse mesmo local. Desta forma, uma das rúbricas que fará parte do blog "Marafações de uma Louletana" será "As nossas ruas"
 
Começamos por um dos topónimos mais antigos da cidade: a Rua da Barbacã.
 
Barbacã ou barbacãs eram estruturas defensivas comuns nas fortificações medievais e que perderam relativa importância com o aparecimento da artilharia. Daí que este topónimo, segundo a obra “O castelo de Loulé” da Dr.ª Isilda Martins, esteja relacionado “com um fosso existente entre a muralha do Castelo e outra mais baixa e de menor espessura que desapareceu”.
 
A Rua da Barbacã, topónimo nunca oficializado pela Câmara Municipal, tem inicio no Largo Dr. Bernardo Lopes e termina na Praça Afonso III. Constitui assim um “caminho” importante para ter acesso ao centro da Cidade e todos os dias é calcorreada por dezenas de pessoas incluindo aqui pela marafada.
 
 
Nota:
 
1. Informação retirada do “Dicionário Toponímico: cidade de Loulé” da autoria de Jorge Filipe Maria da Palma. A louletana marafada recomenda vivamente este livrinho sobre as ruas da cidade de Loulé.