Parabéns "Música Nova"

 

Bom dia caros visitantes do "Marafações de uma Louletana".

 

Hoje este blog marafado decidiu homenagear a aniversariante "Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva", vulgo "Música Nova". 

Esta banda de música prefaz hoje o seu 135.º aniversário, assinalando a importante data com a realização de um concerto que inclui a cerimónia de entrada de sete novos elementos formados na sua escola. Este concerto ocorre hoje, no Cine-Teatro Louletano, pelas 16:00.

 

Resta agora falar um pouco sobre a Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva:

 

A Banda da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva foi fundada no dia 21 de Maio de 1876.

Nasceu da Divisão da Sociedade Filarmónica de Loulé devido a um período conturbado da política local marcado por desavenças entre o partido “Progressista” e o partido “Regenerador”.

Por derivar de uma Filarmónica já existente, a Sociedade Filarmónica artistas de Minerva começou a ser apelidada de “Música Nova”.

O seu primeiro maestro foi o Dr. António Galvão, proprietário do solar onde a Filarmónica esteve instalada na década de 90.

Sem interromper a sua actividade, esta Filarmónica teve o seu período áureo entre 1985 e 1908, altura em que era regida pelo Maestro Joaquim Pires.

Na actualidade a Filarmónica Artistas de Minerva é subsidiada pela Câmara Municipal e mantém-se estável e activa tendo como regente José Lúcio Branco.

Durante a sua longa existência ganhou alguns prémios dos quais se destacam:

- 1.º Prémio do Certame Musical realizado em Silves em 6/10/1895;

- 1.º e 2.º Prémios do Certame Musical realizado em Faro em 22/6/1908;

 - Medalha de Cobre do 2.º Congresso da F.S. Educação e Recreio;

- Diploma de Medalha de Ouro de Instrução e Arte da F.P. Colectividades de Cultura e Recreio;

- Diploma de Mérito associativo pelos 114 anos de existência efectiva atribuído pela F. P. Colectividades de Cultura e Recreio;

- Medalha de Mérito Municipal (Grau Prata) pela Câmara Municipal de Loulé em Maio de 1993.

Participa regularmente em Festivais de Bandas Filarmónicas em Portugal e Espanha.
Organiza anualmente o Certame Musical " Ciclo de Bandas de Música-Municipío de Loulé ", vários Master Class, concertos de Orquestras Sinfónicas, concertos de Bandas Militares e concertos com outros Grupos de Música.
A sua Escola de Música funciona de 2ª a 6ª Feira com 3 monitores nas Disciplinas de Instrumentos de Sopro, Percussão, Formação Musical e Classes de Conjunto, sendo a sua frequência gratuita.
É geminada com a Banda de la Escuela de Música de Punta Umbria (Huelva).
É composta por 48 músicos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 08 e os 64 anos. 

 

Nota:

 

1. Para saber mais sobre a História desta Filarmónica e de outras existentes no País podem consultar as obras de Pedro de Freitas, ilustre louletano, músico entre outras coisas, que estudou esta questão e escreveu sobre ela.

 

2. Parabéns Música Nova!

A louletana está:
Cantiga: Hino da Música Nova
Rabiscado por Lígia Laginha às 09:53 link do post | Comentar | Marafações predilectas