O que os algarvios comem (II) - Favas

 

 

 

Bom dia caríssimos visitantes do "Marafações de uma Louletana".

 

Hoje a marafada decidiu voltar a falar em comidinha. Afinal o que é que nos tráz de pé?? 

 

Sobretudo na época em que estamos, altura em que já estão prontas a colher, as favas são um dos pratos predilecos do povo algarvio. Enquanto planta da família das leguminosas, a fava adapta-se perfeitamente bem aos climas mediterrâneos e sabe-se hoje que é consumida desde tempos remotos. Os gregos, os romanos e alguns povos do Médio Oriente incluiam na sua alimentação a fava. A fava é muito rica em proteínas e carboidratos, embora pobre em vitaminas. Nas regiões do Interior, nos inicios da Primavera, podem ver-se as hortas repletas desta cultura e o povo a apanhar as favas que são posteriormente descascadas. Para quem desconhece a constituição da fava podemos dizer que se trata de uma planta não trepadeira que produz vagens dentro das quais se encontram as sementes comestiveis. As cascas também eram consumidas em alguns pratos em tempos dos nossos antepassados mas hoje são aproveitadas sobretudo para a alimentação do porco, da cabra ou da ovelha.

 

São muitas as formas de cozinhar as favas e os outros alimentos às quais as juntam. Alguns apreciam favas com choco, outros favas guisadas e outros ainda as chamadas favas de alhada que tem por base as favas já secas e não acabadas de colher. A marafada louletana decidiu apresentar uma receita que é retirada do site http://www.gastronomias.com e que é aquela que mais se aproxima da forma como a minha mãe prepara as favas.

 

Então aqui vai a receita de "Favas à Algarvia":

 

Ingredientes:
Para 4 pessoas

  • 800 grs de favas (descascadas) ;
  • 150 grs de chouriço preto (morcela) ;
  • 150 grs de chouriço vermelho ;
  • 2 dentes de alho ;
  • 1 quarto de dl de azeite ;
  • 150 grs de bacon ou toucinho entremeado fresco ;
  • 1 molho de coentros, rama de alho e de cebolam

Confecção:

Descasque as favas. Lave em água fria e escorra num passador.
Leve um tacho ao lume. Adicione um pouco de água, junte as favas e coza cerca de 8 minutos.
Escorra as favas e retire-as do tacho. Descasque os dentes de alho e pique fino.
Corte o chouriço preto e o vermelho ás rodas e o bacon em fatias pequenas.
Leve novamente o tacho ao lume, depois de lavado e limpo. Deite o azeite e deixe aquecer. Junte o alho e deixe alourar, sem queimar. Em seguida, junte as favas e um pouco de água. Tape e deixe cozinhar.
À parte, numa frigideira frite as carnes. Junte ás favas que estão a cozinhar e mexa envolvendo as carnes com favas. Deixe apurar.
Polvilhe com coentros, ramas de alho e de cebola picadas.


Nota:

 

1. Experimentem e vão ver como é saboroso. No caso de não terem favas frescas podem comprar congeladas e tentem usar chouriço de tipo caseiro.

 

2. Cuidado com o colesterol!

 

3. Não mandem ninguém à fava por que é falta de educação :)

 

A louletana está: com água na boca
Rabiscado por Lígia Laginha às 11:38 link do post | Comentar | Marafações predilectas