Toponímia Louletana (III) - Rua da Barbacã

 

 

 

Bom dia caros visitantes do “Marafações de uma Louletana”.

 

Hoje voltamos à toponímia da nossa querida cidade e falamos de um dos topónimos mais antigos da mesma: a Rua da Barbacã.

Barbacã ou barbacãs eram estruturas defensivas comuns nas fortificações medievais e que perderam relativa importância com o aparecimento da artilharia. Daí que este topónimo, segundo a obra “O castelo de Loulé” da Dr.ª Isilda Martins, esteja relacionado “com um fosso existente entre a muralha do Castelo e outra mais baixa e de menor espessura que desapareceu”.

A Rua da Barbacã, topónimo nunca oficializado pela Câmara Municipal, tem inicio no Largo Dr. Bernardo Lopes e termina na Praça Afonso III. Constitui assim um “caminho” importante para ter acesso ao centro da Cidade e todos os dias é calcorreada por dezenas de pessoas incluindo aqui pela marafada.

 

Nota:

 

1. Mais uma vez a informação aqui contida foi retirada do “Dicionário Toponímico: cidade de Loulé” da autoria de Jorge Filipe Maria da Palma. A louletana marafada recomenda vivamente este livrinho sobre as ruas da cidade de Loulé.

 

Rabiscado por Lígia Laginha às 07:42 link do post | Comentar | Marafações predilectas