Visitas Orientadas ao Cemitério de Loulé

 

Bom dia caros visitantes do "Marafações de uma Louletana".

 

A Câmara Municipal de Loulé volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património, e nos próximos dias 23 e 24 de Setembro, vai promover visitas orientadas ao Cemitério de Loulé. “Património e Paisagem Urbana” é o tema lançado em 2011 nesta iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem nas cidades, vilas e aglomerados urbanos, entendida no seu sentido mais amplo.

As visitas orientadas por Luís Guerreiro e Luísa Martins, ambos investigadores da História e Cultura local, visam ir além da ideia do cemitério enquanto espaço de pesar pelo desaparecimento de alguém. Constituem, também, fonte riquíssima de informações das localidades e das pessoas, para além da parte arquitectónica, da estatuária e obras de arte que integra. No caso de Loulé, aqui jazem figuras proeminentes da cultura local como o poeta António Aleixo ou o político e comerciante José da Costa Mealha. Durante estas visitas guiadas será feita uma alusão à vida e obra destes louletanos. Aliás, cada vez mais, um pouco por toda a Europa, os cemitérios adquiriram também esta vertente aliada ao turismo e um dos casos mais emblemáticos é o Cemitério Père-Lachaise, em Paris, que recebe diariamente muitos turistas. Refira-se que o Cemitério de Loulé foi inaugurado em 1918, por altura da pneumónica que atingiu Loulé e vitimou muitos louletanos e, também por este facto, constitui um elemento importante do património histórico concelhio e do conhecimento do passado.

 

Nota:

1. Os interessados em participar nestas visitas orientadas deverão fazer uma inscrição prévia, através da Divisão de Cultura e Museus, dcm@cm-loule.pt ou telefone 289 400 885.

 

 

2. As visitas terão lugar pelas 10h00 dos dias 23 e 24.

 

 

 

Rabiscado por Lígia Laginha às 06:45 link do post | Comentar | Marafações predilectas