Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola

 

 

Bom dia caros visitantes do "Marafações de uma Louletana".

 

O Concelho de Loulé possui cerca de 51,3 % da sua superfície classificada como área protegida, incluindo as áreas correspondentes às Áreas protegidas de Âmbito Local (paisagem Protegida Local da rocha da Pena e Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola), Parque Natural da Ria Formosa e Rede Natura 2000.

 

A Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola fica situada nas Freguesias de Querença e Tôr, ocupando uma área de 392ha, em pleno Barrocal Algarvio. A área protegida é atravessada pela Ribeira da Menalva, onde existe água durante todo o ano, o que contribui para que a sua fauna e flora seja rica e diversificada.

Existem mais de 300 espécies diferentes de plantas nesta Paisagem Protegida Local. O facto de existirem solos xistosos, solos calcários e uma ribeira tem contribuído para esta variedade. Além da flora existem também mais de 100 espécies de aves que fazem os seus ninhos nas encostas do vale e nas margens da ribeira, dos quais se destaca o Guarda Rios, Abelharuco e a Águia de Bonelli.

O património construído desta Paisagem Protegida está ligado à água, nomeadamente o moinho de água, as levadas, as noras e os açudes.

 

Nota:

 

1. Aqui fica o link para quem estiver interessado em  saber mais sobre a Fonte  Benémola: http://www.cmloule.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/files/Ambiente/flt_fonte_benemola.pdf

Rabiscado por Lígia Laginha às 07:02 link do post | Comentar | Marafações predilectas