Colecção visitável da cozinha tradicional

 

 

Bom dia caros visitantes do "Marafações de uma Louletana".

 

A Colecção Visitável da Cozinha Tradicional fica localizada na Rua Dom Paio Peres Correia, em pleno centro histórico, no 1º piso do edifício da Alcaidaria do Castelo.

Esta exposição pretende mostrar uma fracção da vida rural do concelho que, pouco a pouco, vai sendo substituída pelo progresso tecnológico, económico e social. O espólio desta colecção visitável é numeroso e diversificado, do qual constam, entre outros, o tabuleiro e a tábua para tender a massa para o pão, talheres e utensílios de cozinha em alumínio, a mó para moer o milho de cuja farinha se faz o xarém, pratos, travessas e tachos de cobre e arame, cabaças e cocharros de cortiça.

Para além da exposição permanente, decorrem mostras pontuais de tradições relacionadas com o contexto rústico que se pretende recriar, como é o caso do Presépio Tradicional Serrano, que fica em exposição durante o período natalício, ou a Maia que, a partir do primeiro dia de Maio, assinala a chegada da Primavera e o início de um novo ciclo da vida.

 

 

Uma das peças que se pode encontrar entre esta colecção é o referido cocharro, utensilio de cortiça que servia essencialmente para beber água. Já bebi várias vezes por um cocharro e acreditem que a água sabe melhor!

 

Nota:

 

1. A cozinha tradicional, tal como os restantes espaços do castelo e o museu de arqueologia, pode ser visitada pela módica quantia de 1,50€. Crianças e reformados não pagam.

 

Rabiscado por Lígia Laginha às 09:42 link do post | Comentar | Marafações predilectas