Freguesias do Concelho de Loulé (III) - Ameixial

 

 

 

Bom dia caros visitantes do "Marafações de uma Louletana".

 

Hoje vamos até ao Ameixial, talvez a freguesia mais serrana do Concelho de Loulé.

 

Ameixial é uma freguesia serrana, na partilha com o Alentejo, situada a cerca de meia centena de quilómetros da sede do concelho. Possui belos montados, abundantes colmeias e caracteriza-se pela sua ruralidade e por uma agricultura de subsistência, própria da Serra do Caldeirão, onde não falta também o artesanato local. 

O clima é demasiado frio no Inverno e demasiado quente no Verão. Do centro da aldeia do Ameixial, avistam-se a torre de Beja e uma grande quantidade de montes e vales, ricos em cortiça e em caça. Também a ovinicultura, a caprinicultura e a apicultura caracterizam grande parte da sua área geográfica. 

Uma referência que distingue o Ameixial é, sem dúvida, o miradouro da Serra do Caldeirão que nos proporciona uma paisagem sem igual, bem como o tipicismo do casario que compõe a aldeia, um das mais típicas da região algarvia e até do país, onde anualmente se realizam diversas festas, mercados e uma feira, e onde se destaca a festa da passagem do ano. As suas gentes são acolhedoras e mestras na arte de bem receber.

 

Nota:

 

1. Se forem até ao Ameixial tenham muito cuidado com as curvas!

 

Rabiscado por Lígia Laginha às 07:02 link do post | Comentar | Marafações predilectas