Toponímia Louletana (II) - Rua de Vale Telheiro

 

 

 

 

Hoje o “Marafações de uma Louletana” escolheu como topónimo a apresentar a Rua de Vale Telheiro. E porquê? Perguntam os meus caros visitantes. Porque Vale Telheiro é nem mais nem menos a santa terrinha onde nasceu e foi criada aqui a marafada. Um sítio maravilhoso dentro do fantástico concelho que é Loulé e a apenas dois quilómetros da cidade louletana.


Infortunadamente pouco de concreto há a dizer sobre Vale Telheiro. A documentação é escassa e muito do pouco que se sabe foi transmitido oralmente pelos poucos habitantes “vale telheirenses”, a maioria deles perfazendo hoje oitenta e alguns anos.

De resto Vale Telheiro é apreciado pelos estrangeiros como sítio bafejado pela beleza natural e pelo sossego que tanto agrada aos forasteiros.


Quanto à designada Rua de Vale Telheiro a mesma inicia-se na Rua da Marroquia e tem término no Caminho Municipal 1194, sendo deste modo uma artéria que permite o acesso entre Loulé e a localidade de Vale Telheiro. Este topónimo foi atribuído em 20 de Fevereiro de 2008. Tendo por base informação contida em Actas de Vereação do Século XV deduz-se que o nome “Vale Telheiro” deriva de um “vale onde havia um telheiro ou onde se fabricava telha”.


Assim sendo, aqui está um bocadinho de informação sobre Vale Telheiro e a justa homenagem a um sítio que poucos conhecem mas que tem muito para ver.


Bem hajam todos os visitantes.

 

Nota:


1. Mais Uma vez a informação toponímica aqui contida foi retirada da obra “Dicionário Toponímico: Cidade de Loulé” de Jorge Filipe Maria da Palma. A louletana marafada recomenda a mesma obra por ser na área sobre a qual incide uma das melhores até então.

Rabiscado por Lígia Laginha às 08:42 link do post | Comentar | Marafações predilectas