O que os algarvios comem (VII) - Xerém com conquilhas

 

 

Bom dia caros visitantes do "Marafações de uma Louletana".

 

Hoje voltamos à paparoca e a marafada traz-vos a receita do seu manjar preferido: xerém. O xerém são papas de milho e no Algarve este prato conhece inúmeras combinações. Assim, as papas de milho podem ser feitas com conquilhas,amêijoas, sardinhas, ervilhas, camarão etc., etc... Eu prefiro-as simples, sem nada para além de umas rodelas de chouriça e um bocadinhos de pão frito, mas a maioria dos marafados optam por lhes adicionar algum daqueles compotenentes que referi. 

Assim sendo, optei por trazer a receita de xerém com conquilhas por ser um dos concorrentes finalistas às sete maravilhas gastronómicas de Portugal.

 

Ingredientes:
Para 4 pessoas

  • 1 kg de conquilhas ;
  • 100 grs de toucinho fumado ;
  • 100 grs de chouriço ;
  • 200 grs de farinha de milho ;
  • sal q.b.

Confecção:

Numa tigela lave as conquilhas, em água fria, a fim de as libertar de impurezas que possam conter. Em seguida, cubra-as com água do mar, cerca de 4 a 5 horas. No caso de não ter acesso a água do mar, utilize água doce temperada com sal.
Corte o toucinho em tiras pequenas e o chouriço ás rodelas.
Frite-os numa frigideira, em lume brando.
Retire as conquilhas da água. Coza-as num tacho, cobertas de água, cerca de 8 a 10 minutos.
Escorra o líquido onde as cozeu, tendo o cuidado de o passar por um passador fino. Tire o miolo das conquilhas. Deite este num tacho, junte o caldo da cozedura e leve ao lume, deixando ferver um pouco.
Peneire a farinha com a ajuda duma peneira.
Retire o tacho e, fora do lume, adicione a farinha para não encaroçar.
Leve novamente ao lume e deixe cozer, mexendo de vez em quando. Junte as carnes e sirva bem quente.

 

Nota:

 

1. Experimentem mas não garanto que fiquem logo boas à primeira porque fazer o xerém, nome árabe das papas de milho, é algo que requer uma arte própria que se vai aprendendo e aprefeiçoando ao longo dos tempos. 

 

2. Saliento também que em certas regiões do Algarve as papas de milho são confeccionadas de forma simples e depois adicionam-lhe açucar o que as torna numa espécie de doce óptimo para comer à sobremesa.

 

A louletana está: com água na boca
Rabiscado por Lígia Laginha às 07:17 link do post | Comentar | Marafações predilectas