O Corpo de Bombeiros Municipais de Loulé

 

 

 

Bom dia caros visitantes do "Marafações de uma Louletana".

 

Como estamos no Verão, infelizmente a época por excelência para os incêndios florestais, hoje decidi falar-vos um pouco do Corpo de Bombeiros Municipais de Loulé.

 

O Corpo de Bombeiros, que tem já uma longa história de serviço e auxílio das populações do Concelho, foi fundado em Junho de 1927, após deliberação da Câmara Municipal. Actualmente, é este corpo de bombeiros uma unidade operacional, tecnicamente preparada, equipada e organizada, para o cabal exercício da missão que lhe é cometida nos termos da lei. Tem como Zona de Intervenção Prioritária o Concelho de Loulé, podendo contudo intervir em qualquer outra zona da Região ou do País, se para tal for solicitado. A sua zona prioritária tem portanto 742 km2 e cerca de 50 mil habitantes.

Constituem as suas principais missões o combate a incêndios e o socorro às populações em caso de inundações, desabamentos, abalroamentos, bem como todos os acidentes, catástrofes ou calamidades; a colaboração em actividades de protecção civil, no âmbito das funções específicas que lhes forem cometidas; a participação em acções de prevenção e segurança contra risco de incêndio e outros sinistros, incluindo a emissão de pareceres técnicos, nos termos da lei; o socorro a náufragos.

Situado até 2004 junto ao Estádio de Futebol, o Quartel dos Bombeiros deslocou-se nesse ano para uma nova sede situada na zona Sul da cidade, no sítio da Costa, nomeadamente na Rua Humberto Pacheco. Em termos de implantação, esta infra-estrutura confronta a Norte com o Cemitério de Loulé, a Sul e Nascente com arruamentos e a Poente com o Heliporto. A área de construção abrange cerca de2 744 m2.

O Corpo de Bombeiros Municipais depende administrativamente da Câmara Municipal, mas está sob a tutela do Ministério da Administração Interna, através do Serviço Nacional de Bombeiros.

A sua formação é garantida basicamente no quartel, e a especialização é realizada na Escola Nacional de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros Municipais foi agraciado pela Câmara Municipal de Loulé em 1995 com a Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro.

 

Rabiscado por Lígia Laginha às 09:36 link do post | Comentar | Marafações predilectas